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Curso de Atualização em Medicina Cardiovascular 2019
Reunião Anual Conjunta dos Grupos de Estudo de Cirurgia Cardíaca, Doenças Valvulares e Ecocardiografia da SPC
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B. Imaging
C. Arrhythmias and Device Therapy
D. Heart Failure
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F. Valvular, Myocardial, Pericardial, Pulmonary, Congenital Heart Disease
G. Aortic Disease, Peripheral Vascular Disease, Stroke
H. Interventional Cardiology and Cardiovascular Surgery
I. Hypertension
J. Preventive Cardiology
K. Cardiovascular Disease In Special Populations
L. Cardiovascular Pharmacology
M. Cardiovascular Nursing
N. E-Cardiology / Digital Health, Public Health, Health Economics, Research Methodology
O. Basic Science
P. Other
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01. History of Cardiology
02. Clinical Skills
03. Imaging
04. Arrhythmias, General
05. Atrial Fibrillation
06. Supraventricular Tachycardia (non-AF)
07. Syncope and Bradycardia
08. Ventricular Arrhythmias and Sudden Cardiac Death (SCD)
09. Device Therapy
10. Chronic Heart Failure
11. Acute Heart Failure
12. Coronary Artery Disease (Chronic)
13. Acute Coronary Syndromes
14. Acute Cardiac Care
15. Valvular Heart Disease
16. Infective Endocarditis
17. Myocardial Disease
18. Pericardial Disease
19. Tumors of the Heart
20. Congenital Heart Disease and Pediatric Cardiology
21. Pulmonary Circulation, Pulmonary Embolism, Right Heart Failure
22. Aortic Disease
23. Peripheral Vascular and Cerebrovascular Disease
24. Stroke
25. Interventional Cardiology
26. Cardiovascular Surgery
27. Hypertension
28. Risk Factors and Prevention
29. Rehabilitation and Sports Cardiology
30. Cardiovascular Disease in Special Populations
31. Pharmacology and Pharmacotherapy
32. Cardiovascular Nursing
33. e-Cardiology / Digital Health
34. Public Health and Health Economics
35. Research Methodology
36. Basic Science
37. Miscellanea
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Report
CLEAR FILTERS
MMSE/MoCA: Estudo comparativo numa Unidade de Insuficiência Cardíaca–Resultados Preliminares
Session:
Painel 1 - Insuficiencia cardiaca 5
Speaker:
Lúcia Fernandes
Congress:
CPC 2020
Topic:
D. Heart Failure
Theme:
10. Chronic Heart Failure
Subtheme:
10.7 Chronic Heart Failure - Other
Session Type:
Posters
FP Number:
---
Authors:
Lúcia Fernandes; Ana Rita Silvério; Filipa Matos; Célia Henriques; Inês Araújo; Célia Oliveira; Cândida Fonseca
Abstract
<p><strong>Introdução: </strong>A insuficiência cardíaca (IC) tornou-se uma prioridade entre as doenças crónicas devido ao seu impacto económico e social. A educação para a saúde é uma grande aliada à terapêutica farmacológica reduzindo os internamentos por IC e auxiliando no controlo da sua sintomatologia, através da deteção precoce das descompensações e tratamento destas. Considerando que a performance dos testes Mini-Mental State Examination (MMSE) e Montreal Cognitive Assessment (MoCA) para determinar a capacidade cognitiva da pessoa com IC não é consensual, pretendemos avaliar a sua eficácia, com vista á orientação dos ensinos sobre a doença no doente ou no cuidador. Na nossa unidade de IC aplicamos o MMSE para avaliar o potencial do doente para melhorar os conhecimentos. No entanto, com o decorrer do tempo, mostrou-se um instrumento deficitário, uma vez que muitos daqueles que não apresentavam déficit cognitivo tinham dificuldade em reter a informação não adquirindo os conhecimentos desejados.</p> <p><strong>População e Métodos: </strong>Aplicámos ambos os testes a todos os doentes internados consecutivamente na nossa unidade sem diagnóstico prévio de demência, entre Outubro de 2019 e Dezembro de 2019. Estes são aplicados sequencialmente até às primeiras 48h de internamento. Será utilizado o <em>SClinico</em> para identificação dos doentes com diagnóstico de <em>Potencial para melhorar os conhecimentos </em>e desses, os que não adquiriram conhecimento após terem sido executadas intervenções no âmbito do ensinar durante o internamento. Fizemos uma análise semelhante tendo em conta os resultados do MMSE e do teste MoCA referentes aos mesmos doentes, e correlacionámos com a capacidade de aprendizagem dos mesmos na tentativa de determinar qual dos testes seria o mais sensível para a identificação de defeito cognitivo, aspeto determinante no processo ensino aprendizagem.</p> <p><strong>Resultados :</strong> Dos 39 doentes internados nesse período, 17 foram excluídos por serem: analfabetos (4), por incapacidade de preenchimento nas primeiras 48h ou de forma sequencial (descompensação /exames (11)) , por óbito (4) e 23 foram incluídos na análise, 14 homens e 9 mulheres , idade média de 74,19 anos. Destes 23, 11 apresentaram MMSE sem deficit cognitivo, mas com MOCA com deficit cognitivo ligeiro (7) e deficit cognitivo ou outras demências (4). Destes, apenas nos com deficit cognitivo ou outras demências, com escolaridade entre 1 e 6 anos, não adquiriram conhecimentos tendo que recorrer ao prestador de cuidados, enquanto que os outros conseguiram adquirir conhecimentos. Todos os doentes com deficit cognitivo no MMSE apresentam deficit cognitivo no MoCA.</p> <p><strong>Conclusão:</strong> Ao pretendermos educar para a saúde o maior número possível de doentes, o MMSE parece servir melhor o nosso propósito- é preferível insistir em 4 que não aprendem do que excluir 11 dos quais 7 têm potencial de aprendizagem. A aplicação simultânea dos 2 testes poderá contudo melhorar a performance de cada um isoladamente.</p>
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