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Reunião Anual Conjunta dos Grupos de Estudo de Cirurgia Cardíaca, Doenças Valvulares e Ecocardiografia da SPC
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02. Clinical Skills
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04. Arrhythmias, General
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07. Syncope and Bradycardia
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12. Coronary Artery Disease (Chronic)
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17. Myocardial Disease
18. Pericardial Disease
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20. Congenital Heart Disease and Pediatric Cardiology
21. Pulmonary Circulation, Pulmonary Embolism, Right Heart Failure
22. Aortic Disease
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24. Stroke
25. Interventional Cardiology
26. Cardiovascular Surgery
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30. Cardiovascular Disease in Special Populations
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32. Cardiovascular Nursing
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34. Public Health and Health Economics
35. Research Methodology
36. Basic Science
37. Miscellanea
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Report
CLEAR FILTERS
Projeto suporte básico de vida: Um direito de e para todos
Session:
Posters 5 - Écran 07 - Cardiologia Clínica/Miscelânia
Speaker:
Bruno Piçarra
Congress:
CPC 2018
Topic:
P. Other
Theme:
37. Miscellanea
Subtheme:
---
Session Type:
Posters
FP Number:
---
Authors:
Bruno Cordeiro Piçarra; Ana Rita Santos; Antonio; Mafalda Carrington; Diogo Brás; Rui Azevedo Guerreiro; Kisa Hyde Congo; José Eduardo Aguiar
Abstract
<p><strong>Introdução:</strong> O “Projeto Suporte Básico de Vida: Um direito de e para Todos” é um projeto que pretende implementar na escolaridade obrigatória, o ensino de Suporte Básico de Vida (SBV). O projeto contou com uma fase inicial de sensibilização do Ministério da Educação, do Ministério da Saúde e das comissões de saúde dos diversos grupos parlamentares. Atualmente, o projeto entrou na sua segunda fase, a do levantamento das necessidades de SBV na comunidade escolar.</p> <p><strong>Objetivo:</strong> Realizar o levantamento sobre conhecimentos de SBV numa população escolar de 3 escolas secundárias de uma cidade portuguesa.</p> <p><strong>População e Métodos:</strong> Foi realizado um inquérito voluntário e anónimo dirigido a professores e alunos do ensino secundário de 3 escolas secundárias de uma cidade portuguesa. O inquérito pretendia avaliar se os inquiridos: Já tinham ouvido falar de SBV; Se já tinham aprendido SBV e por quem; Se já tinha presenciado alguma situação de SBV, Em que situação e onde se aplica o SBV; Quantas compressões e ventilações são realizadas no SBV e se gostaria de aprender SBV.</p> <p><strong>Resultados:</strong> Participaram neste inquérito 634 membros da comunidade escolar, dos quais 179 são professores e 455 alunos. Dos inquiridos, 549 (86,6%) já tinha ouvido falar de SBV, no entanto destes apenas 147 (26,8%) acertaram corretamente na relação compressão/ventilação. À questão se já tinha aprendido SBV, 268 (42,3%) dos inquiridos, dos quais 47 eram professores, respondeu que sim, sendo que 147 sabiam corretamente o algoritmo. A aprendizagem de SBV foi efetuada em 109 casos por um profissional de saúde, 25 pelo professor, 17 nos escuteiros, 7 na Internet, 3 por bombeiros, entre outras. A maioria dos inquiridos, 72,4% sabia que o SBV é para ser aplicado na situação de paragem cardiorrespiratória e que 87,4% sabia que o SBV pode ser realizado em qualquer lugar. A relação compressões/ventilações (30/2) foi respondida corretamente em 196 inquéritos (30,9%), dos quais 145 (73,9%) tiveram algum tipo de formação. A participação em ações de formação foi um fator decisivo na aprendizagem de SBV, pois dos inquiridos que tiveram formação 53,3% acertaram no algoritmo vs os 13,8% que não tiveram formação (p=0,001). Esta taxa de sucesso aumenta quando essa formação foi dada por profissionais de saúde (81,3% vs 68,2%, p=0,03). A grande maioria dos inquiridos quer aprender SBV (89,5%).</p> <p><strong>Conclusões:</strong> A maioria da nossa população escolar já ouviu falar de SBV, embora só cerca de 25% sabe corretamente o algoritmo. A realização de ações de formação é fundamental para a aprendizagem de SBV. </p>
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