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Curso de Atualização em Medicina Cardiovascular 2019
Reunião Anual Conjunta dos Grupos de Estudo de Cirurgia Cardíaca, Doenças Valvulares e Ecocardiografia da SPC
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C. Arrhythmias and Device Therapy
D. Heart Failure
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F. Valvular, Myocardial, Pericardial, Pulmonary, Congenital Heart Disease
G. Aortic Disease, Peripheral Vascular Disease, Stroke
H. Interventional Cardiology and Cardiovascular Surgery
I. Hypertension
J. Preventive Cardiology
K. Cardiovascular Disease In Special Populations
L. Cardiovascular Pharmacology
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N. E-Cardiology / Digital Health, Public Health, Health Economics, Research Methodology
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02. Clinical Skills
03. Imaging
04. Arrhythmias, General
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08. Ventricular Arrhythmias and Sudden Cardiac Death (SCD)
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10. Chronic Heart Failure
11. Acute Heart Failure
12. Coronary Artery Disease (Chronic)
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15. Valvular Heart Disease
16. Infective Endocarditis
17. Myocardial Disease
18. Pericardial Disease
19. Tumors of the Heart
20. Congenital Heart Disease and Pediatric Cardiology
21. Pulmonary Circulation, Pulmonary Embolism, Right Heart Failure
22. Aortic Disease
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24. Stroke
25. Interventional Cardiology
26. Cardiovascular Surgery
27. Hypertension
28. Risk Factors and Prevention
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30. Cardiovascular Disease in Special Populations
31. Pharmacology and Pharmacotherapy
32. Cardiovascular Nursing
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34. Public Health and Health Economics
35. Research Methodology
36. Basic Science
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Conhecimentos e comportamentos de autocuidado observados na Consulta de Enfermagem de Insuficiência Cardíaca
Session:
Posters 4 - Écran 04 - Insuficiência Cardíaca
Speaker:
João Alves
Congress:
CPC 2018
Topic:
M. Cardiovascular Nursing
Theme:
32. Cardiovascular Nursing
Subtheme:
32.2 Chronic Nursing Care
Session Type:
Posters
FP Number:
---
Authors:
João Alves; Sofia Barquinha; Miguel Trindade; Carlos Franco; Tiago Silva; Rui Cruz Ferreira; Fátima Farias; Joana Gomes Feliciano; Rui M. Soares; António Valentim Gonçalves; Rita Ilhão Moreira; Vitor Ferreira
Abstract
<p> </p> <p><strong>Introdução: </strong>A instrução do doente com insuficiência cardíaca (IC) acerca da própria doença, dos hábitos de vida adequados e dos sinais e sintomas preditivos de descompensação são fundamentais para reduzir a morbimortalidade. No entanto, o grau de instrução e de adoção de comportamentos de autocuidado a nível nacional não é totalmente conhecido. A Consulta de Enfermagem permite identificar as necessidades educativas do utente/família e efetuar os ensinos necessários. O objetivo do estudo foi analisar o nível de conhecimentos e de cumprimento das recomendações sobre o estilo de vida em doentes seguidos em Consulta de Enfermagem de IC.</p> <p><strong>Métodos: </strong>Analisaram-se os doentes seguidos em Consulta de Insuficiência Cardíaca no nosso centro, com disfunção sistólica ventricular esquerda, em classe II-IV da New York Heart Association. Foram analisados os doentes que compareceram à primeira Consulta de Enfermagem, entre fevereiro e novembro de 2017. Foi aplicado a todos um questionário padrão que incluiu questões sobre o conhecimento da IC e sobre grau de adesão às recomendações, segundo as recomendações da Sociedade Europeia de Cardiologia. O questionário foi preenchido conjuntamente pelo doente e Enfermeiro, no início da consulta. Os ensinos sobre as questões referidas foram realizados durante a Consulta de Enfermagem.</p> <p><strong>Resultados</strong>: Foram analisados 81 doentes, com idade média 59 anos, 84% do sexo masculino, 75% em classe III-IV, 52% com ensino básico. A Tabela resume o conhecimento dos doentes e o grau de adesão às recomendações.</p> <p> </p> <p>.</p> <p><strong>Conclusão</strong>: O conhecimento e adesão a algumas recomendações gerais em doentes referenciados à Consulta de Insuficiência Cardíaca foi baixa, em particular a necessidade de cessação tabágica, moderação da ingestão hídrica, restrição de álcool e conhecimento dos sinais e sintomas de alarme. Este estudo revela a elevada importância da implementação de um programa concentrado na educação dos doentes com IC e respetiva família, em Consulta de Enfermagem.</p> <p>A avaliação do conhecimento, identificação do que ensinar, o planeamento das sessões, a intervenção junto do utente e por fim a análise do processo de educação instituído pelos profissionais de saúde é fundamental o trabalho em equipa com o utente e família.</p>
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