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Avaliação da satisfação dos doentes de uma Unidade de Hipertensão Pulmonar
Session:
Posters 2 - Écran 08 - Circulação Pulmonar
Speaker:
Débora Claudia Reis de Matos Repolho
Congress:
CPC 2018
Topic:
F. Valvular, Myocardial, Pericardial, Pulmonary, Congenital Heart Disease
Theme:
21. Pulmonary Circulation, Pulmonary Embolism, Right Heart Failure
Subtheme:
21.6 Pulmonary Circulation, Pulmonary Embolism, Right Heart Failure – Clinical
Session Type:
Posters
FP Number:
---
Authors:
Débora Repolho; Maria José Loureiro; Tiago Correia
Abstract
<p>Introdução</p> <p>Hipertensão Pulmonar (HP) é uma patologia rara, grave e de difícil abordagem, para a qual existem recomendações internacionais desde 2004. Desde 2009 que os critérios para uma Unidade de Hipertensão Pulmonar (UHP) estão definidos internacionalmente. Em Portugal a legislação específica surgiu em 2014, com o objetivo de proporcionar cuidados de saúde (CS) diferenciados e de elevada qualidade. Estas orientações implicaram um significativo investimento financeiro e uma reestruturação ao nível das práticas e políticas de saúde (programa de pagamento por "doente tratado”). Torna-se emergente avaliar o grau de satisfação dos doentes (dts) com os CS proporcionados porque dele depende o sucesso deste programa.</p> <p>Objetivos</p> <p>Identificar os fatores que satisfazem os dts ao nível dos CS. Analisar como os dts avaliam os CS prestados numa UHP.</p> <p>Metodologia</p> <p>A estratégia metodológica escolhida para esta investigação foi de enfoque qualitativo e de natureza exploratória. O método de pesquisa utilizado foi entrevista semi-diretiva. As dimensões em análise foram as expetativas associadas aos cuidados de saúde e a interação com os profissionais de saúde</p> <p>Resultados</p> <p>O painel de doentes entrevistados foi obtido a partir do universo de dts sob terapêutica vasodilatadora pulmonar em seguimento numa UHP. As entrevistas realizadas entre 11/2016 e 01/2017, a 20 dts (15 mulheres), a idade variou entre 23 e 75 anos e o tempo médio de seguimento foi de 5 anos</p> <p>A investigação realizada identifica a necessidade de CS diferenciados, que os dts perspetivam para si um tratamento preferencial, valorizam a autonomia na gestão da doença e a previsibilidade dos procedimentos. Os fatores determinantes de confiança nos CS prestados e que influenciam a adesão são: cuidado personalizado, resultados obtidos, boa gestão da informação e tomada de decisão que tem em conta a sua opinião. Pontos fortes da UHP analisada são: empenho no estabelecimento de uma relação de proximidade/empática e na melhoria da qualidade de vida dos dts, respeito pelos seus direitos e elevado grau de flexibilidade nos procedimentos. Os aspetos a melhorar relacionam-se com condicionantes económicas.</p> <p>Conclusão</p> <p>Este estudo permite concluir que a produção de CS disponibilizada no contexto da HP nesta UHP é muito satisfatória. Além de cumprir as normativas nacionais e internacionais, os profissionais envolvidos investem tempo a estabelecer uma relação de proximidade com os dts.</p>
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